A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nessa segunda-feira (15) a relação preliminar de inscritos no concurso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
Para o cargo de Especialista Legislativo Nível IV – Comunicação Social, foram registradas 1.700 inscrições. São ofertadas 3 vagas (2 ampla concorrência e 1 para negros e indígenas) e o pré-requisito é o diploma em Comunicação Social ou Jornalismo.
Já para o cargo de Especialista Legislativo Nível IV – Relações Públicas / Institucionais, foram registradas 112 inscrições. São ofertadas duas vagas para essa especialidade, e o pré-requisito é a graduação em Relações Institucionais, além de domínio e certificação em língua inglesa.
Para ambos os cargos, o concurso oferece remuneração inicial de R$ 12.591,66 para jornada de 40 horas semanais.
• Material de estudo: 120 questões comentadas da FGV
A relação completa dos inscritos pode ser conferida aqui.
Provas
O processo seletivo será composto por prova objetiva e discursiva, ambas aplicadas no dia 8 de fevereiro de 2026 nas cidades de Rio de Janeiro, Niterói, Volta Redonda, Cabo Frio e Campos dos Goytacazes.
A prova objetiva contará com 80 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
• Língua Portuguesa: 10 questões
• Noções de Informática: 10 questões
• Direito Administrativo: 10 questões
• Direito Constitucional: 10 questões
• Legislação Específica: 10 questões
• Conhecimentos Específicos: 30 questões
Já a prova discursiva consistirá em uma questão a ser respondida em até 30 linhas, envolvendo o conteúdo programático do cargo escolhido.
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contado a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.