Cebraspe divulga convocação para o concurso do TJ-PA

O Cebraspe divulgou nesta segunda-feira (18) a convocação para o concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA). O concurso oferta uma vaga para o cargo de Analista Judiciário – Comunicação Social com uma remuneração de R$ 10.815,76.

De acordo com o documento, a aplicação das provas objetivas e da prova discursiva está confirmada para o dia 31 de agosto de 2025, horário de Brasília. A abertura dos portões está prevista para às 12h e fechamento acontecerá às 13h.

Já as provas estão previstas para iniciar às 13h30, com duração total de 4h30. O candidato deverá, obrigatoriamente, acessar o endereço eletrônico https://www.cebraspe.org.br/concursos/tj_pa_25_servidor, a partir do dia 22 de agosto de 2025, para verificar o seu local de realização das provas, por meio de consulta individual, devendo, para tanto, informar os dados solicitados.

A prova será realizada nas cidades de Altamira, Marabá, Belém, Paragominas, Redenção e Santarém.

Provas

O pré-requisito para o cargo de Analista Judiciário – Comunicação Social é diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Comunicação Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.

O concurso será composto por prova objetiva, discursiva, avaliação psicológica e análise de títulos.

A prova objetiva terá 120 questões, sendo 50 de conhecimentos gerais (Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Administração Pública e Poder Judiciário, Legislação, Noções de Informática e Legislação) e 70 de conhecimentos específicos na modalidade Certo e Errado.

A prova discursiva valerá e consistirá na redação de texto dissertativo de, no mínimo, 20 linhas e, no máximo 30 linhas, a respeito de temas relacionados a Atualidades.

A avaliação psicológica consistirá na análise padronizada de características cognitivas, de raciocínio, emocionais, de personalidade e motivacionais do candidato, podendo ser aplicada coletivamente. Para tanto, poderão ser utilizados testes, questionários ou inventários aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia e aplicados por psicólogos registrados nos Conselhos Regionais de Psicologia.

Já na avaliação de títulos, serão pontuados os diplomas de especialização, mestrado e doutorado, além de aprovação em concursos públicos anteriores na área e experiência profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cinegrafia
Comunicação Social
Design Gráfico
Fotografia
Jornalismo
Marketing
Produção Audiovisual
Produtor Cultural
Publicidade e Propaganda
Rádio e TV
Relações Públicas