Foi autorizado o novo concurso para a Câmara dos Deputados e com oportunidades para a área de Comunicação Social. A informação consta no Diário Oficial do parlamento dessa quinta-feira (11).
De acordo com o documento, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, com fundamento no artigo 14 do Regimento Interno, autoriza a realização de concurso público para o provimento dos cargos efetivos para Analista Legislativo na atribuição de Comunicação Social.
Consta ainda a autorização para outros cargos de analista legislativo nas seguintes atribuições: Registro e Redação; Processo Legislativo e Gestão; Documentação e Informação Legislativa; Museólogo; Engenheiro; e Médico.
Já para o cargo de técnico legislativo, o certame prevê oportunidades para Policial Legislativo Federal e Assistente Legislativo e Administrativo. Os quantitativos de vagas para provimento imediato e do respectivo cadastro de reserva deverão ser definidos em edital.
Último concurso
Organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o último concurso da Câmara dos Deputados foi realizado em 2023 com a oferta de 140 vagas imediatas e a formação de 609 cadastro de reserva. Os salários iniciais variavam de R$ 26.196,30 a R$ 34.812,19, além de benefícios.
» Edital 1 – Contador, Informática Legislativa e Técnico em Material e Patrimônio
» Edital 2 – Assistente social, Enfermeiro, Farmacêutico e Médico
» Edital 3 – Técnica Legislativa
O certame foi dividido da seguinte forma:
I – Provas Objetivas e Provas Discursivas, todas de caráter eliminatório e classificatório;
II – Prova de Títulos;
III – Procedimento de Heteroidentificação e Avaliação Biopsicossocial para aqueles que concorrerem, respectivamente, à reserva de vagas para candidatos negros e para candidatos com deficiência.
As provas objetivas e discursivas foram realizadas em todas as capitais do país. Já as etapas subsequentes, como o procedimento de heteroidentificação e avaliação biopsicossocial, foram realizadas exclusivamente em Brasília (DF), local de lotação de todos os cargos.