Foi publicada na semana passada a comissão responsável por organizar o próximo concurso da Câmara dos Deputados. O grupo é composto por três servidores de carreira que conduzirão todo o certame do início ao fim, fiscalizando o passo a passo da banca examinadora.
A nomeação oficial da comissão organizadora consta no Boletim Administrativo do dia 24 de outubro de 2025, disponível no site camara.leg.br/BoletimAdm/.
Caberá à comissão organizadora as seguintes funções:
• Planejar a contratação da banca examinadora;
• Fiscalizar o contrato com a banca;
• Planejar as etapas do concurso;
• Publicar editais e comunicados sobre o concurso;
• Indicar membros de subcomissões técnicas de assessoramento;
• Indicar supervisores do curso de formação para o cargo de policial legislativo federal.
Sobre o concurso
Além de oportunidades na área de Comunicação Social, o próximo concurso da Câmara dos Deputados ofertará vagas de analista legislativo (nível superior) para Registro e Redação; Processo Legislativo e Gestão; Documentação e Informação Legislativa; Museólogo; Engenheiro; e Médico.
Já para o cargo de técnico legislativo (nível médio), serão ofertadas oportunidades para Policial Legislativo Federal e Assistente Legislativo e Administrativo.
Organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o último concurso da Câmara dos Deputados foi realizado em 2023 com a oferta de 140 vagas imediatas e a formação de 609 cadastro de reserva.
Os salários iniciais variavam de R$ 26.196,30 a R$ 34.812,19, além de benefícios.
As provas objetivas e discursivas foram realizadas em todas as capitais do país. Já as etapas subsequentes, como o procedimento de heteroidentificação e avaliação biopsicossocial, foram realizadas exclusivamente em Brasília (DF), local de lotação de todos os cargos.